A cidade teve vários nomes desde a antiguidade, na época dos Assírios era chamada de Amid, depois passou a ser Amida, na época dos Bizantinos e Romanos. Quando Atatürk, o pai da República turca, visitou a cidade decidiu batiza-la de Diyarbakır, que significa "terra de cobre", devido a grande quantidade do metal na região.
Diyarbakır, ao longo da história das civilizações, foi capital de vários impérios, entre eles dos Sumérios. Foi também governada por Hititas, Assírios e pelo reinado curdo de Corduene, entre outros. De acordo com escavações arqueológicas, a região foi habitada desde 10 mil anos atrás.
Ao redor de quase toda a cidade existe uma extensa muralha, ainda praticamente intacta por 6 quilômetros, construída na época de Constantino II e prolongada no reinado de Valentino I ( entre 367 e 375 DC), com 4 portões e 82 torres de observação. Existem algumas igrejas cristãs na cidade, muito bem preservadas e com uma quantidade razoável de fiéis. Apesar da grande maioria muçulmana na Turquia, os cristãos são normalmente respeitados. Falarei sobre as igrejas cristãs de Diyarbakır em um capítulo a parte.
Uma das grandes curiosidades arquitetônicas da cidade é a mesquita de Şeyh Muhtar ou " Dört Ayaklı Minare" ( Mesquita do minarete de 4 pernas).
A cidade exporta para Europa grande quantidade e variedade de amêndoas e damasco.
A culinária local é baseada na carne de carneiro, existem diversos pratos, preparados de distintas maneiras.
Um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade é o bazar, além do hotel Kervansaray.
Ao turista que deseja visitar Diyarbakir e região, não deixe de ler meu artigo sobre os hotéis
Para concluir esse post, super recomendo ( em tempos de paz ) uma visita a região, para conhecer uma outra realidade dentro de uma Turquia só.
Muralha e portões
Muralha |
Muralha
Ruínas de um templo antigo
Vista de cima da muralha
Detalhe de janelas na extensão da muralha
Entrada do Bazar
Bazar
Bazar
Mesquita do Minarete de 4 pernas
Rua da cidade antiga, ao fundo o minarete de 4 pernas
Nenhum comentário:
Postar um comentário