Vou comentar hoje sobre a mesquita (Mihrimah Sultan Camii) que está localizada na área de Edirnekapi, em Istambul. A outra mesquita localiza-se no lado asiático de Istambul, em Üsküdar, e está fechada para reformas.
Tanto a mesquita de Edirnekapi quanto a de Üsküdar foram construídas pelo mestre dos mestres em arquitetura do império otomano, Mimar Sinan. Conta a lenda que Sinan seria apaixonado pela sultana Mihrimah, e para homenageá-la teria construído a mesquita de Edirnekapi sem autorização do palácio e com recursos próprios. A mesquita foi construída entre os anos de 1562 a 1565. De acordo também com a lenda, dizem que no dia do aniversário da sultana, supostamente 21 de março (dia do solstício), se o dia estiver sem nuvens, é possível ver as duas mesquitas e observar o pôr do sol atrás do minarete da mesquita de Edirnekapi e a lua pode ser vista nascendo entre os dois minaretes da mesquita de Üsküdar.
Lenda ou não, a mesquita de Edirnekapi é totalmente diferente das outras mesquitas que já visitei. É uma mesquita alegre, com espírito juvenil, realmente idealizada para homenagear uma moça jovem. Até a energia do local é diferente, não tem ninguém te olhando por ser estrangeira, ou na porta avisando que tem que colocar o véu.
A Mihrimah Sultan Camii de Edirnekapi também está em reformas, mas em fase final. Vale muito a pena visitar essa graça de mesquita e tão pouco conhecida pelos turistas tradicionais.
Detalhe do dolmo da mesquita
Detalhes dos vitrais e pinturas suaves
Mimbar e vitrais alegres
Centro da mesquita com iluminação suave, nada pesada.
Outro detalhe da leveza da decoração
Primeira vez que vejo uma pintura com detalhes em rosa em uma mesquita
Pátio externo ainda em reformas
Vista externa da mesquita
Detalhe da fachada externa
2 comentários:
Espetácular!
Adoro o seu blog.
Super beijo!
http://paquistanesaocidental.blogspot.com.br/
Olá Paquistanesa! Eu também gostei muito do teu blog :) Obrigada! Beijos Hürrem.
Postar um comentário