A Torre do Relógio de Adana (Büyük Saat= grande relógio) é a mais alta torre de relógio da Turquia, medindo cerca de 32 metros ( a segunda mais alta é a do Palácio Dolmabaçe em Istambul) e está localizada na parte antiga do centro da cidade. A torre começou a ser construída em 1879 pelo governador Ziya Pasha, inaugurada em 1882, foi considerada um símbolo de modernização da cidade naquela época. Durante a invasão e domínio francês à cidade ( 21 de janeiro de 1920 a 5 de janeiro de 1922), a torre do relógio foi seriamente atingida, sendo restaurada em 1935. No dia da independência de Adana ,do domínio francês, em 5 de janeiro de 1922, as mulheres da cidade costuraram uma bandeira gigante da Turquia, feita com pedaços de roupas e tecidos que elas conseguiram. A bandeira foi pendurada da torre do relógio ao minarete da Mesquita Ulu (tema de meu post anterior). Todos os anos a população de Adana ainda pendura uma bandeira turca no mesmo lugar para comemorar o aniversário da cidade. Ainda em pleno funcionamento, o relógio bate de hora em hora, sendo referência para os moradores do centro antigo da cidade sobre o horário das orações, e outros compromissos.
A Torre está localizada no antigo centro da cidade (na Ali Münif caddesi) , ainda carente de restauração e revitalização adequadas, no entando, a prefeitura de Adana tem projetos para a revitalização dessa área da cidade.
Nas fotos acima, a torre em diversos ângulos e a região onde a mesma se encontra.
7 comentários:
Hum...! A cidade do teu team desportivo. rsrsrs
Uma elegante construção em tijolo. Acredito que fique bem perto da mesquita, para poderem estender uma bandeira entre a torre e o minarete. Mandada construir em 1879... dá vontade de ironizar e exclamar: Mas os turcos já viam as horas nessa altura? Então eles não levavam o dia a beber chá, fumar cachimbo e rezar? Para que precisavam saber as horas?
Quanto ao quesito da recuperação e preservação da zona histórica da cidade, acredito que as autoridades irão fazer o seu melhor; afinal trata-se duma região com um milhão e meio de habitantes, além dum longínquo passado que remonta aos hititas.
Gostei muito e fico esperando pela próxima visita na cidade.
Abraço
Também gostei,amiga. Só estive uma vez em Adana, e nossa, como estava quente. E era Ramadã, e o povo sem beber água...Nossa! Nunca vou esquecer rsrs
Eu não vi essa torre, mas deu vontade de conhecer! Em Adana eu visitei uma igreja, mas agora não sei o nome. Acho que era católica, era bem pequena e preciosa.
Cada cidade na Turquia tem história pra contar,ne? Mt bom!
Beijos amiga
Interessante; fiquei curioso apenas em saber qual era o tamanho da bandeira em questão, já que ela ficava entre a torre o outro monumento.
Olá amigos,
Estou de volta após um período de ausência. Respondendo à pergunta se a mesquita é distante do relógio, não sei exatamente a que distância fica, mas não é tão perto assim, acho que tem pelo menos uns 300 metros de distância, logo, a bandeira era mesmo bem grande!
sou loca para conhecer adana e queria saber mais de coisas dessa cidade já que o amor de minha vida mora lá
Olá Cláudia bem vinda!
Dica anotada, vou postar mais coisas interessantes sobre Adana. Dá uma olhadinha em outras postagens do blog, pois já mostrei a ponte e a antiga mesquita.
Abraços
Postar um comentário