Hasankeyf é uma pequena cidadezinha localizada na província de Batman, ao sul do Rio Tigre, na região sudesteda Turquia. Não se sabe ao certo que povo foi o fundador da localidade, mas estudos demonstraram que Hasankeyf já era habitada por volta do ano 1000 AC. O que mais impressiona no local é o conjunto de cerca de 5 mil cavernas, que foram habitadas pelos romanos, bizantinos, sassanidas e Artuqids ( quando Hasankeyf foi capital por cerca de 130 anos). Hasankeyf teve vários nomes ao longo de sua existência e de acordo com a civilização que nela habitou: Hisni Keyfa, Hüsnül Mülük, Hüsnul Lugub e Bajer foram alguns desses nomes. A época de ouro de Hasankeyf se deu durante o domínio dos Artuqdis e dos Eyyübies (descendentes de Saladino), que construíram a velha ponte sobre o rio Tigre, o pequeno e o grande palácio (que fazem parte do complexo de mais de 5 mil cavernas). Toda a infra-estrutura construída na cidade durante esse período fez com que Hasankeyf se tornasse parte da rota da seda. A cidade esteve sob o domínio dos eyyübies de 1232 até 1260, quando os mongóis a invadiram e saquearam. Hasankeyf passou a fazer parte do império otomano em 1515. O local é habitado predominantemente por curdos, sírios , árabes e cristãos sírios.
A cidade hoje vive basicamente do turismo, embora Hasankeyf não seja ainda muito conhecida pelas operadoras de turismo, o que é uma pena, pois é um dos mais belos sitios arqueológicos da Turquia, a céu aberto, ainda pouco explorado. No entanto, toda essa beleza e história estão ameaçadas de sumirem do mapa, já que o governo turco e um grupo de países estão apoiando a construção, no local, da barragem de Ilisu. Existe um projeto, desde 2008, que pretende inundar o local para a construção da barragem, que iria solucionar o problema da falta de água em que vivem as populações vizinhas. Em dezembro de 2008 a Alemanha, a Áustria e a Suíca retiraram o apoio financeiro ao projeto, solicitando ao governo turco que encontre soluções de impacto ambiental mínimos, a fim de que todo o sítio arqueológico de Hasankeyf possa ser preservado. Vamos torcer para que se encontrem novas alternativas e Hasankeyf e sua história não venham a desaparecer.
Foto 1: Vista panorâmica de Hasankeyf e seu complexo de cavernas, as margens do rio Tigre;
Foto 2: Complexo de cavernas;
Foto 3: Vista de parte do pequeno palácio, construído pelos Eyyübies, ao fundo o rio Tigre;
Foto 4: Área reservada às escavações;
Foto 5: Entrada do complexo;
Foto 6: Principal rua de comércio de Hasankeyf, onde se pode notar o minarete da mesquita El Rizk, construída em 1409 pelo sultão Süleyman Eyyübi. No topo da mesquita existe um imenso ninho de gaivotas.
Nossa, amiga! Que maravilha de lugar! Aregião do leste turco não é turisticamente muito promovida por causa de todos esses problemas com a questão curda...Mas é uma pena. Olha a beleza que muita gente deixa de conhecer.Que privilégio poder ler essas matérias em portugues!
ResponderExcluirParabéns,amiga! Continue pois estou adorando!
ResponderExcluirOlá!!
Estou amando em conhecer a história deste país, através de suas belas postagens. Não deixe de postar mais e mais informações, pois estou ficando expert na história da Turquia!!
Muito obrigada!!!
Espero sinceramente que a mobilização contra a inundação desse lugar tão lindo,tenha seus frutos e que ele fique intocável.
ResponderExcluirPara que outros assim como eu possa ter a possibilidade de conhecê-lo.
Hürrem,obrigada pela prontidão em responder.
Muito obrigada!!