Pages

terça-feira, 26 de junho de 2012

Harbiye Mahallesi Cumhuriyet Parkı - Istambul











Nas minhas andanças por Istambul que, como já disse outras vezes aqui no blog, é uma cidade onde sempre se descobre coisas interessantes, tive a oportunidade de visitar, por pura casualidade, o Harbiye Mahallesi Cumhuriyet Parkı (em português Parque da República, do distrito da Academia Militar), que está inserido bem no meio do bairro de Şişli. Este bairro é conhecido por ser de classe média alta, onde as principais lojas de marcas internacionais estão presentes. A prefeitura do bairro de Şişli mantém no Cumhuriyet Parkı um projeto bastante interessante e que mostra a consciência social da localidade: O kedi evleri ( casa de gato). Dentro da área do parque existem várias casinhas de madeira, que abrigam gatos, servindo também de abrigo aos animais castrados (cães e gatos) pela prefeitura. O parque Cumhuriyet é bastante agradável, e a primeira impressão que se tem quando lá se chega é de ser um local habitado somente por gatos e cães (todos muito bem cuidados, castrados e alimentados), que lá convivem em paz e harmonia. Além de ser "habitat" de cães e gatos, o parque, que não é muito grande, serve como local de exposições e feiras de arte e artesanato nos finais de semana. Conhecer o Cumhuriyet parque foi uma surpresa agradável, pois com iniciativas pequenas e pouco dispendiosas como essas (de castrar e dar uma vida digna aos animais de rua), os governantes de cidades populosas como Istambul, podem evitar transtornos para a vida de humanos e animais, com o simples fato de praticar uma política correta de zoonoses que beneficia toda a sociedade. Desejo que um dia alguma autoridade brasileira possa conhecer esse pequeno parque (pequeno em tamanho, mas grande em sua iniciativa), o Harbiye Mahallesi Cumhuriyet Parkı, e quem sabe possa copiar o exemplo e por prática nas cidades brasileiras!
Foto 1: As casinhas de gato e de cachorro;
Foto 2: Detalhe das casinhas de gato;
Foto 3: Detalhe da casinha de cachorro;
Foto 4: Feira de artesanato;
Fotos 5 e 6: Vista de parte do parque,
Fotos 7,8, 9 e 10: Os felizes habitantes do parque ( a marca de plastico na orelha do cao branco e oreto significa que ele e castrado e vacinado.

sábado, 16 de junho de 2012

Ponte de Septimius Severus (Cendere Köprüsü)





















A ponte de Septimius Severus está situada no Parque Nacional onde está localizado o Monte Nemrut , a 55 km ao norte da cidade de Adiyaman, sudeste da Turquia. A ponte foi construída, sob o riacho Chabinas (Cendere Çayi, em turco) no século II, por 4 cidades pertencentes ao reino de Kommagene, em honra ao imperador romano Lucius Septimius Severus (193-211 DC), sua segunda esposa Julia Domna e seus filhos Lucius Septimius Bassianus Caracalla e Publius Septimius Antoninius Geta. A ponte possuía inicialmente quatro colunas ao estilo de Coríntios, duas colunas no lado denominado kahta, simbolizavam o imperador e sua esposa, as outras duas colunas, no chamado lado sincik, homenageavam os filhos. Após assinar seu irmão Geta, Caracalla mandou remover da ponte a coluna que homenageava o irmão, bem como todas as inscrições em latim a que se referiam ao mesmo.

A ponte atualmente não está aberta ao trânsito de veículos. Ao lado da mesma foi construída uma ponte moderna para essa finalidade.

Ao turista que está visitando o Monte Nemrut, com certeza vale a pena uma visitinha a Ponte de Septimius Severus, atravessar a ponte a pé e apreciar a paisagem local.


Foto 1: Placa com o nome da ponte (na Turquia as placas marrons indicam locais históricos e ou turísticos);

Foto 2: Vista geral da ponte;

Fotos 3 e 4: Vista da ponte;

Foto 5: Vista de parte das colunas, com a ponte nova ao fundo;

Foto 6: Vista da ponte e colunas;

Foto 7: Detalhe da coluna ao estilo de Coríntios;

Foto 8: Detalhe das inscrições em uma das colunas.

sábado, 9 de junho de 2012

Madrassa de Zinciriye (Zinciriye Medresesi) - Mardin






A madrassa de Zinciriye encontra-se na cidade de Mardin, cidade situada na parte leste da Turquia, que como postei em artigos anteriores, é a área do país onde a população é de maioria étnica curda e árabe. Na cultura islâmica, a madrassa é um local não só de adoração e culto, tendo sido na antiguidade, antes do advento das escolas e universidades formais, um local também de estudos avançados, tais como astronomia, matemática, entre outros.
A madrassa de Zinciriye foi construída em 1385, pelo Sultão Melik Necmeddin Isa Bin Muzaffer Davud Bin El Melik Salih , na parte mais alta da cidade de Mardin, com o objetivo maior de ser observatório astronômico, além de escola corânica. Quando o conquistador, de origem turco-mongol, Tamerlão, conquistou a cidade, aprisionou o Sultão Isa ( nome pelo qual era mais conhecido na antiguidade- o nome Isa em turco significa Jesus) na Madrassa, onde ele teria ficado até a sua morte, tendo sido lá enterrado.
Zinciriye, que ainda funciona como mesquita e escola corânica, recentemente abriu suas portas para algo inovador em termos de república turca. Em acordo feito com o governo turco, pela primeira vez desde o estabelecimento da República da Turquia, é permitido que se ministre cursos em língua curda. Em convênio com a Universidade Mardin Artuklu, que foi inaugurada em 2007, a madrassa de Zinciriye está oferecendo curso master, com duração de 2 anos, sobre cultura e língua curda. O curso é oferecido em língua curda, no dialeto curdo chamado kurmanci e no dialeto Zazaki (língua falada pela etnia Zaza).
A vista do alto da madrassa de Zinciriye é uma das vistas que mais me impressionou em toda a Turquia, pois lá do alto tem se a visão aprazível de toda a imensa planície da Mesopotâmia. Uma visita a madrassa é essencial para quem deseja visitar Mardin, um dos locais mais bonitos e exóticos da Turquia.
Foto 1: Fachada externa;
Foto 2: Detalhe de uma das entradas;
Foto 3: Domo da madrassa, onde era o observatório astronômico;
Foto 4: Domo visto de outro ângulo;
Foto 5: Vista parcial da cidade de Mardin e da imensa planície da Mesopotâmia, desde o alto da madrassa;
Foto 6: Uma das salas de oração e culto;
Foto 7: Pátio interno da madrassa.

sábado, 2 de junho de 2012

Pequena Santa Sofia (Küçuk Ayasofya) -Istambul




















Conhecida popularmente como a " Pequena Santa Sofia" (Küçuk ayasofya camii), a ex- igreja de São Sérgio e Bacco, localizada no bairro de Sultanahmet, pertenceu à congreção cristã ortodoxa do oriente, na então Constantinopla, sendo convertida em mesquita durante o império otomano. A pequena Santa Sofia foi construída um pouco antes da igreja de Santa Sofia - Ayasofya ( 527 a 536 DC) e serviu de modelo para a construção da mesma.
De acordo com a história, a igreja de São Sérgio e Bacco foi construída em honra a esses dois santos pelo imperador romano Justiniano I, sendo uma das suas primeiras ordens quando assumiu o reinado. Conta a lenda que na época em que o tio de Justiniano, Justin I, era o imperador, Justiniano foi acusado de trair o tio, organizando uma trama para tomar o trono. Justiniano foi condenado à morte por essa acusação. No entanto, no dia anterior à sua execução, os dois santos, Sérgio e Bacco, teriam aparecido em forma de visão ao imperador, e atestado a inocência de Justiniano, que foi livrado da morte. Justiniano, então, prometeu aos santos que, caso ele se torna-se imperador, mandaria construir uma igreja em honra dos dois santos.
Acredita-se que a pequena Santa Sofia tenha sido construída pelos mesmos arquitetos que construíram a própria Ayasofya, Isidoro de Miletus e Anthemius de Tralles, pois as escalas de construção e os detalhes das duas edificações são os mesmos, mudando apenas as escalas de tamanho. Após a conquista de Constantinopla (1453), a igreja permaneceu intocada até 1506, quando o Sultão Beyezid II autorizou sua transformação em mesquita. O chefe dos eunucos negros do palácio do sultão, Hüseyin Aga foi o responsável pela condução das obras.
Por encontrar-se muito próxima do mar de mármara e das linhas de trem do famoso expresso oriente, a Küçuk Ayasofya ainda sofre com os problema do excesso de umidade e das consequências dos inúmeros terremotos que aconteceram em Istambul ao longo de todos esses anos.


Foto 1: Vista externa;

Foto 2: vista da entrada;

Fotos 3 e 4: vista do pátio interno;

Fotos, 5, 6, 7, 8 e 9: Vista interna da mesquista.