Pages

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Banhos da Sultana Hürrem (Hürrem Sultan Hamami)-parte 2










Mais umas fotos dos Banhos de Hürrem.

Foto 1: Vista da edificação completa;

Foto 2: Predio na lateral direita, com vista da Santa Sofia ao fundo;

Foto 3: Visão do prédio onde pode-se ver a entrada masculina;

Foto 4: Parte dos fundos, onde se encontra a entrada feminina;

Foto 5: Uma das luminárias da parte interna.








Banhos da Sultana Hürrem (Hürrem Sultan Hamami)











Dando uma pequena pausa nos meus posts sobre o leste turco (área conhecida como o "Curdistão"), hoje vou falar sobre a reinauguração dos banhos da Sultana Hürrem, conhecido no ocidente como os banhos de Roxelana, em Istambul. O nome atual do local é Hagia Sophia Hürrem Sultan Hamam. O prédio foi construído em 1556 pelo famoso mestre arquiteto Sinan, sob as órdens do Sultão Solimão, que queria homenagear a esposa, a Sultana Hürrem. O hamam foi edificado em forma de dupla casa de banho, uma para homens e outra para as mulheres. Durante muitos anos os banhos de Hürrem estiveram desativados, funcionando no local uma loja de tapetes e artigos de artesanato. Recentemente o governo turco resolveu restaurar e reabrir o hamam, cuja reinauguração se deu em julho do corrente ano.Pude tirar umas fotos clandestinamente ( até o momento que a moça da recepção me pegou rsrsrsrs) da primeira sala do hamam. O lugar é interessantíssimo pela beleza e história contidas ali. Os preços são bem salgadinhos, mas acho que para ir a fim de apreciar esse local histórico vale a pena. Eu ainda não fui, mas brevemente irei testar. O preço do banho mais simples é de 70 euros com a esfoliação corporal e massagem relaxante. O banho completo, com massagens, esfoliação, máscara corporal, e com direito a usar a própria sala de banho da Sultana Hürrem custa 100 euros. Bom, se é para gastar, penso que o banho completo deve ser o mais vantajoso mesmo, mas isso vou afirmar, ou não, somente após minha ida. O prédio do hamam é realmente bonito, em estilo turco otomano, minha única e grave crítica é a de que, o banho é da sultana Hürrem, mas a entrada para a ala feminina é uma portinha no final de uma escada que desce, bem escondidinha ao fundo do edifício. Já a entrada dos homens, essa é cheia de glamour, fica bem na frente, com vista para a Igreja de Santa Sofia! Realmente, Hürrem era a dona do Hamam mas o machismo como sempre tomou conta até desse local. A Ayasofya Sultana Hürrem está localizada em frente a igreja de Santa Sofia no bairro de Sultanahmet, em Istambul.
Foto 1: Vista da recepção interna

Foto 2: Mais recepção interna, acesso aos aposentos para trocar as roupas;

Foto 3: Chafariz e cadeiras de descanso na parte internaç

Foto 4: Entrada para a ala feminina;

Foto 5: Entrada para a ala masculina.










quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mardin































Mardin é uma pequena cidade do sudeste turco, capital da província de mesmo nome, com uma população de cerca de 10 mil habitantes. A cidade está inserida entre a área da Anatólia e a Mesopotâmia. A população é composta, na maioria, por habitantes da etnia curda, mas também é possível notar a presença de turcos, sírios e árabes. O nome Mardin é proveniente da língua aramaica e significaria fortaleza, sendo conhecida por este nome desde o tempo da civilização assíria. Ao redor de Mardin existem, até hoje, vários templos e monastérios cristãos ortodoxos de origem síria, alguns deles ainda em pleno funcionamento (postarei aqui brevemente um artigo específico sobre os monastérios do local). A cidade, toda construída no alto de uma montanha, é realmente vista como uma fortaleza para quem vem chegando pela estrada de acesso. Estar no topo de Mardin e observar toda a imensa planície da mesopotâmia é realmente uma experiência única. Quando observei a planície do alto, me senti o próprio Hassan i Sabbah, o líder da seita Assassinos, que vigiava todo o movimento das estradas desde o seu legendário castelo de Alamut. Os habitantes de Mardin são extremamente hospitaleiros, e nada conservadores, o que me surpreendeu bastante. A grande maioria das mulheres não se cobre. A cidade é um dos cenários favoritos para a produção de novelas turcas. Anualmente Mardin promove um concorrido festival de cinema, que ocorre normalmente no mês de junho.


Foto 1: Vista da imensa planície da Mesopotâmia;


Foto 2: Ruínas de uma antiga fortaleza, onde não é permitida a visitação, pois é área militar, infelizmente;


Foto 3: Ruas de Mardin, com sua arquitetura típica;


Foto 4: Umas das diversas lojas de sabonetes naturais, típicas de Mardin;


Foto 5: Vista da cidade ao longe, da estrada de acesso.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Harran parte 2
















Seguem mais fotos de Harran.


Foto 1: Pátio interno da Casa de Cultura de Harran;
Foto 2: Porta de entrada da Casa de Cultura de Harran;


Foto 3: Interior da Casa de Cultura de Harran;


Foto 4: Interior da Casa de Cultura de Harran novamente;
Foto 5: Edificações contemporâneas e ao fundo vista da fortaleza.















quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Harran
























O povoado de Harran está localizado a 44 km de Sanliurfa e é uma das mais antigas cidades do mundo. Registros arqueológicos comprovam que o local teria sido habitado desde o ano 2.300 AC. Harran é citada, inclusive na Bíblia, no livro de Gênesis, capítulo 11 versículos 31 e 32, onde diz: " ...Tomou Tera a Abraão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abraão, e saiu com eles de Ur dos caldeus ( que seria a cidade de Urfa) , a fim de ir para a terra de Canaã, e vieram até Harran, e ali habitaram. Foram os dias de Tera duzentos e cinco anos, morreu Tera em Harran". Harran é citada novamente, no livro de Gênesis, capítulo 12 versículos 4 e 5: ".. Partiu pois Abraão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abraão 75 anos quando saiu de Harran. Abraão levou consigo a Sarai sua mulher, e a Ló filho de seu irmão, e a todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harran e sairam a fim de irem a terra de Canaã, e a terra de Canaã chegaram".


Em Harran existiu a primeira universidade do mundo, datada dos séculos 8 e 9 DC, que funcionou como um centro de estudos astronômicos, filosoficos, científicos e médicos.

Uma visita a Harran é como voltar no tempo, onde se notam pessoas usando camelos como meio de transporte, e as casinhas típicas feitas de barro fazendo parte deste cenário. É possível visitar as ruínas da grande mesquita, onde funcionou, também, a primeira universidade do mundo, além de uma fortaleza que serviu às diversas civilizações que viveram na região, entre elas os assírios, persas, seljúcidas, romanos, dentre outras. No local existe uma dessas casas de barro grande e conservada ( construída há cerca de 300 anos), onde vive uma numerosa família que mantém um centro cultural chamado A Casa de Cultura de Harran, onde se é possível sentar, beber algo, conversar com a simpática e agradável família, além de comprar artesanato típico da região, feito à mão pelas mulheres membros do clã. Uma visita a Harran é algo imperdível para quem realmente quer conhecer e mergulhar um pouquinho na história das civilizações.


Foto 1: Vista das ruínas da Grande Mesquita / Universidade


Foto 2: Entrada principal da Grande Mesquita /Universidade


Foto 3: Fortaleza


Foto 4: Entrada lateral da fortaleza


Foto 5: Vista geral de Harran

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Poço de Jó (Eyup Makam)





























O profeta Jó ( Eyyub prophet) é um dos mais conhecidos, dentre as histórias e personagens da Bíblia, por ser o mais paciente e fervoroso seguidor de Deus. Jó teria vivido onde hoje é a cidade de Sanliurfa, por volta do século VIII AC, tendo nascido em alguma localidade entre Damasco e Ramle em 1263 AC. Jó era descendente de Abraão e sua esposa, Rahime, neta de José, filho de Jacó. O profeta, que era muito rico e tinha uma numerosa família, foi testado por Deus duramente, perdendo tudo o que tinha, e adquirindo diversos tipos de doenças, mas nem por isso abdicou de sua fé no Deus Criador. Estando muito doente e a beira da morte, e vivendo em uma pequena caverna, Jó suplicou a Deus : "Oh Senhor, eu estou de fato muito doente e tu és o mais misericordioso" . Deus então respondeu: "Enterre teus pés na terra, nele existe água fresca para beber e se lave". Jó fez o que Deus ordenou e ficou curado imediatamente. Após o milagre, Jó viveu mais 160 anos ao lado de sua família e recuperou toda a sua riqueza. A caverna onde Jó viveu, e que virou um poço após o milagre, localiza-se na cidade de Sanliurfa. No local, que é muito visitado pelos turistas e peregrinos, existe hoje uma mesquita e bebedouros que vertem água considerada miraculosa aos visitantes.
Gostei muito do poço de Jó, é um lugar onde se sente muita paz, e pode-se visita-lo normalmente, sem a necessidade de cobrir os cabelos ou usar o casacão mal cheiroso que nos obrigam a vestir para visitar a caverna de Abraão. Claro que vale a pena beber a água miraculosa, pois nunca se sabe!