Pages

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Adam kayalar parte 2






Neste post mais umas fotinhos de Adamkayalar, mas dessa vez da paisagem geral do local. Ao fundo das fotos 4 e 5 é possível se observar o Mar Mediterrâneo e "Kizkalezi" ( O castelo da Garota).

Adam Kayalar






Adamkayalar é um lugar montanhoso, lindíssimo, localizado há 7 km ao norte de Kizkalezi (postarei sobre esse local proximamente), na província de Mersin, há 66 KM da cidade de mesmo nome. Adamkayalar significa "rocha dos homens", as imagens esculpidas nas montanhas foram escavadas entre o século II DC e a era romana, século III. O lugar foi construído na face das montanhas (onde o acesso é bem difícil) como local de homenagem e culto a um grupo de pessoas mortas, e não se sabe ao certo quem seriam essas pessoas. Segundo os historiadores, construção semelhante, com o objetivo de cultuar mortos é algo raro de se encontrar na Turquia e mesmo no mundo. As figuras esculpidas dariam informações sobre as famílias homenageadas e quem as esculpiu, onde se pode notar cenas da vida diária do grupo. Além das interessantíssimas figuras, Adamkayalar é um passeio imperdível já que a paisagem é magnífíca. Na foto de número 1 pode-se observar ao longe as escavações na montanha.

domingo, 12 de junho de 2011

Mersin parte 2






Neste post mais umas fotos da cidade de Mersim, situada as margens do Mar Mediterrâneo, na Turquia.
Na foto onde se vê uma fileira de barcos, são todos restaurantes onde pode-se comer um gostoso peixe fresquinho.
Numa das partes do calçadão central existe uma exposição permanente de aviões e barcos militares usados pelo exército turco antigamente.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mersin






Mersim é uma grande e populosa cidade do sul da Turquia, localizada às margens do Mar Mediterrâneo, e capital da província que leva o mesmo nome . A cidade possui o maior porto do país e é parte de uma importante região econômica e cultural, chamada Çukurova (na cidade foi construído o segundo maior edifício da Turquia com 52 andares, perdendo somente para o prédio do Is Bank, em Istambul.). A cidade possui agradáveis praias, tanto na região centrica da cidade como em toda a costa da província, existem dezenas de condomínios fechados onde o veranista pode aproveitar desde o mar sempre morno e com poucas ondas nas praias privadas, até as facilidades oferecidas como piscinas, tobo-águas, saunas, etc. Com uma população de mais de 800 mil habitantes, Mersim possui a maior área costeira, em termos de extensão, da Turquia e de todo o leste do Mediterrâneo. A prefeitura munipal da cidade está renovando toda a faixa litorânea, contruindo parques, áreas para caminhadas e corridas, e criando espaços onde a população pode simplesmente sentar e apreciar a paisagem, tomando um chá, lendo um livro ou conversando com familiares e amigos. Mas tudo isso poderá ser passageiro e os visitantes e moradores poderão deixar de frequentar esses lugares de lazer já que o governo turco está planejando construir uma usina que produzirá energia atômica há cerca de 80 Km da cidade.

domingo, 5 de junho de 2011

Tarsus parte 2







Foto 1: Igreja de Paulo - Esta igreja é tradicionalmente conhecida por ter sido criada pelo apóstolo Paulo, no entanto, a edificação data do século 18, não tendo sido encontrada, até o momento, evidências que comprovem ter existido no local igreja construída pelo apóstolo, apenas a tradição oral relata o fato.
Foto 2: Púlpito da igreja de Paulo;
Foto 3: Interior da igreja;
Foto 4: Afrescos pintados na nave da igreja;
Foto 5: Escavações arqueológicas que revelam parte de construções da época do império romano.

Tarsus






Numa das minhas primeiras viagens à Turquia, antes de aqui vir morar, visitei a simpática (e importante historicamente) cidadezinha de Tarsus. A cidade faz parte da região administrativa de Mersim, na região do vale de Çukurova, localizada há cerca de 20 km do mar mediterrâneo, no sul da Turquia. É famosa na história cristã por ter sido a cidade natal do apóstolo Paulo (Paulo de Tarsus). No entanto, em 2 mil anos de história, Tarsus foi um ponto importante de comércio para várias civilizações, incluindo o império romano, sendo a capital da província de Cilicia. Outro interessante acontecimento histórico, que teve Tarsus como cenário, foi o primeiro encontro de Marco Antônio e Cleopátra, no século I AC. Naquela época a cidade se chamava Juliópolis. Atualmente Tarsus é importante centro industrial de Çukurova, possuindo indústrias de processamento de produtos para exportação,incluindo máquinas agrícolas, produtos texteis e materiais para a indústria da construção civil.

Foto 1: Edifificação típica da cidade;
Foto 2: Igreja de São Paulo;
Foto 3: Poço de Paulo - acredita-se que o apóstolo Paulo era frequentador desse poço, de onte retirava água frequentemente. No local existe ainda hoje um balde onde o visitante cristão poderá também beber da água do posso usado pelo apóstolo.
Foto 4: Edificações da cidade;
Foto 5: Portal de Cleópatra, construído em 40 AC.